Cartão pré-pago para sair de férias com sossego

De férias: a segurança de seu cartão de crédito pré-pago

 

Olha, se tem algo que nos enche de alegria cá por estas bandas são as viagens de férias. Todo português tem a alma de viajeiro. Em toda parte onde chegue o português será recebido por seus compatriotas. É necessário lembrar quantos de nós deixaram marcas em Nova York, Paris e Berlin? Verdade, não lembro-me de um lugar onde não haja topado com um conterrâneo. 

 

Bem verdade também que hoje em dia a vida ficou bastante mais simples para quem viaja, pois a segunda de nossas atividades favoritas quando nos deslocamos é a de enviar dinheiro a torto e a direito e receber dinheiro da família. As filas nas agências dos correios e da Western Union e as esperas nos ramos… Nem me lembre. Sem contar quando algum descabeçado perdia seu dinheiro…

 

Hoje em dia poucos são aqueles que ainda teimam em viajar com numerário, e a maioria usa cartões ou traveler’s cheque. Se o numerário perdido só volta por milagre, o cartão de crédito perdido sempre pode ser cancelado. 

 

O inconveniente do cartão de crédito é este intervalo de tempo que corre entre a perda e o cancelamento. O ladrão que puser-lhe suas mãos terá acesso à linha de crédito fornecida pelo cartão, e, mesmo se em caso de fraude ou roubo em geral o dinheiro é reembolsado, o tempo de espera e as perdas entretempos são demasiado importantes. 

 

Bem os tempos mudaram… e para melhor! Hoje é possível viajar com maior segurança e conforto. Mas passo a passo. Nem a melhor das tecnologias podem salvar-nos de nossa própria negligência. Antes de tudo faz-se mister estar implicado na segurança e proteção de nossos dados pessoais. Quanto melhor informado sobre a fraude electrónica, os sistemas usados pelos salafrários expropriadores de identidade alheia e seus semelhantes e seus objetivos, melhor saberemos como proteger-nos.

 

Para começar a melhor das soluções começa pela aquisição de um cartão de crédito pré-pago protegido, daqueles que carregam unicamente o limite de orçamento que foi-lhe destinado. A juntar todas as funcionalidades de um cartão de crédito VIP, o cartão pré-pago não oferece crédito propriamente dito, por isto mesmo se viesse a ser clonado, o máximo que se lhe poderá descontar será o montante disponível. 

 

Outro detalhe a lembrar-se imperativamente é no momento de recarregar o cartão, geralmente por transferências feitas pela internet. É necessário evitar o “phishing” e o “man-in-the-browser” e todo os tipos de fraude por internet, sobretudo quando somos compelidos a usar sistemas públicos e abertos… É fácil se seguirmos algumas diretrizes básicas:

 

Ao conectar-se por internet com o intuito de consultar o extrato de sua conta bancária, abra sempre um navegador diferente daquele que usa normalmente para todas as outras coisas, e bata o endereço do site, por ex: www.meucartao.com – não clique em links, sobretudo não aqueles enviados a e-mails. Evite ademais conectar-se a sua conta em cyber-cafés, por redes wi-fis e computadores públicos. 

 

Outra coisa – convém verificar seu extrato de contas a cada 2-3 dias, a maioria dos prestadores não cobram por este serviço. Em seu portátil, instale um antivírus confiável, preferencialmente a versão paga por ser mais completa, segura e conter uma firewall – e mantê-los sempre em dia. Instale igualmente todas as atualizações de seu sistema operacional, pois contém todas as atualizações de segurança – e melhor usar um sistema operacional legalmente adquirido.

 

Agora jamais, mas ouça bem, jamais revele o número de sua identidade pessoal e seu código PIN, mesmo a alguém que afirmar estar a trabalhar para seu banco. Nenhum prestador ou emitente de cartões de crédito ou de bancos pode requisitar seus dados. pessoais.

 

Sempre carregue os aplicativos de telemóveis a partir da Apple store (iOS) para os Iphones e da Google Play para Android – Windows Market place ou Blackberry. Aplicativos provenientes de outra fontes podem provocar a divulgação involuntária de dados sensíveis a salafrários que simulam os aplicativos de seu cartão de crédito.

 

Compreenda-se bem – existe grande quantidade de programadores que passa suas horas desenvolvendo plataformas e aplicativos para serem semelhantes ou iguais aos sites originais com um único objetivo, o de colher os dados dos cartões das pessoas. Sites simulando companhias aéreas a prometer passagens por preços ridículos que, depois de responder a três perguntas do tipo “gostas de viajar?” / “Conheces Buenos Aires?” e ao final do “processo” pedem que informe seus dados bancários, ou mesmo de seu cartão pré-pago.

 

Jamais clique em um link enviado por email no qual pede-se que forneça dados delicados, tais como o número de seu cartão de cidadão, sua data de nascimento, morada, últimas transações, número de cartão de crédito ou código PIN. Caso receba um correio electrónico pedindo que “verifique sua conta”, saiba desde já que não existe nenhuma chance de que seja proveniente do emitente de seu cartão pré-pago. Estes emails foram concebidos como dissemos acima, para servir de isca e recuperar os dados críticos do titular e para tanto, são deveras parecidos com os originais – é fácil cair no conto, alicantina de qualidade mas péssima piada. Dizia meu paizinho em Santarém, “por trás de todo estafado há um estafador”, ou seja, estes mau-caráter aproveitam-se de nossa vontade de receber guloseimas grátis, como descontos em bilhetes de avião, um brinde, para levar-nos a preencher fichas com nossos dados.

 

Estes correios electrónicos de “verificação de sua conta” são enviados aos 4 ventos a milhares de e-mails e moradas aleatórias. Este tipo de alicantina chama-se “phishing” e quando alguém está a viajar, está mais exposto que em seu dia a dia. Ao descobrir uma destas páginas, não deixe-a passar como fazem tantos: denuncie-a.

 

Lembre-se de ter em mãos um bom cartão pré-pago antes de embarcar ou de tocar a estrada. Para um comparador com todos os cartões disponíveis em portugal, segundo seus preços, nível de proteção e serviços que oferecem, clique aqui.




Comparadores de cartões pré-pagos em Portugal




Escolha do blog cartão pré-pago para a estação:


O melhor cartão pré-pago de gama superior:

Veritas Mastercard com duas versões


Gratuita:

Paga:

NIB/IBAN internacional,

Cartão virtual

Compras online e por telefone

Depósitos em numerário

Transferências de dinheiro

Receber ordenado

Pagamentos online e por telefone

Sem pré-requisitos

NIB/IBAN internacional,

Cartão Mastercard internacional de gama superior em relevo

Cartão virtual

Compras online e por telefone

Depósitos em numerário

Transferências de dinheiro

Receber ordenado

Pagamentos online e por telefone

Sem pré-requisitos

Contas empresariais

Contas associativas



Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

four + 3 =

Join Our Newsletter

Sign up here to get the lastet news and updats