Solução cartão pré-pago ao cartão de crédito e cartão de débito

Fraude ao cartão de crédito e ao cartão de débito – o cartão pré-pago pode ser a única solução.

 

Parece que o problema maior de todos os cartões de pagamento seja justamente a multiplicação dos ladrões e dos fraudadores – milagres da economia moderna. Melhor seria tomar conhecimento deles nos contos infantis do que nos jornais….

 

Se no mundo inteiro parece que a fraude ao cartão de crédito está em leve baixa, em Portugal não cessa de aumentar.

 

Serão os defraudadores portugueses mais malandros que os do resto do mundo, ou nosso sistema anti-batota menos eficaz?

 

A verdade, caro conterrâneo é que somos em nossa pacata freguesia, menos sensíveis ao risco de roubo e de fraude de cartões que os demais europeus. 

 

A situação do código PIN é reveladora que o consumidor lusitano segue mal informado e pouco sensível no que diz respeito a seus dados bancários.

 

De fato, apenas os cartões de pagamento emitidos em alguns países europeus como Portugal exigem que seja validado por código PIN, sendo que ¾ dos utilizadores de cartões no mundo servem-se do PIN unicamente para levantar numerário em caixas automáticas.

 

Vale lembrar que seu cartão é a chave que abre os portais de sua conta bancária, e o estafador não hesita em abri-los e esvaziá-la até o último centavo. Ademais, para não assustar seus clientes, os bancos tratam de tranquilizar no que tange os processos de reembolso em caso de fraude. A situação complica quando faltam provas da estafa ou se o ladrão apoderou-se do código PIN na ausência do dono.

 

A fraude a envolver pagamentos de proximidade é até 20 vezes inferior à fraude em internet.

 

O roubo de cartões de crédito na internet anda a romper todos os recordes em Portugal mais do que em qualquer outra parte do mundo. O consumidor Português tende a esquecer-se do que é o risco de phishing por exemplo. No momento o banco de Portugal propõe soluções eficazes como a generalização do modelo 3D secure ou a confirmação de cada pagamento mediante envio de SMS pelo telemóvel. Estes processos no entanto, tornam mais lentos os procedimentos e envolvem unicamente os cartões de crédito portugueses. 

 

Caso alguém tenha uma conta bancária em um país fora da Europa, nos Estados Unidos ou na Ásia, por exemplo, existe o risco que este cartão não funcione, ou pior ainda, poderia o proprietário do cartão ser tomado por um larápio.

 

A melhor maneira hoje em dia para proteger e manter em sigilo seus dados bancários é operar, nas lojas ou por internet, com meios de pagamento desvinculados de sua conta. E o de fornecer dados de um intermediário que contém apenas a soma destinada àquela compra precisa e nada mais. 

 

Este tipo de segurança é provido por um cartão pré-pago, o qual poderá ser usado sem limites e sem risco de perda ou de estafa. O cliente está protegido em caso de fraude como com qualquer outro cartão de crédito da Visa ou da Mastercard, e, em caso de extravio ou clonagem, não conterá mais dinheiro do que aquele que lhe foi depositado, a ser possível desta maneira recarregar o cartão a cada vez com a soma que se deseja destina à dita compra, sem em momento algum revelar os dados de sua conta bancária na rede.

 

Antes de sair férias, aceite algumas recomendações, sempre lembrando que um ladrão nunca tem aspecto de um ladrão, mas sempre parece inofensivo.

 

  1. Esteja vigilante quando comprar em uma loja.
  2. Seu cartão deve sempre estar ao alcance de seus olhos. Exija vê-lo durante todo o decorrer da operação no terminal de pagamento.
  3. Jamais comunique seu código PIN
  4. Jamais responda a e-mails ou chamadas telefónicas provenientes de seu “banco” a pedir que revele o número de seu cartão. Seu banco, Mastercard ou Visa já possui todos os dados que podem vir a faltar-lhes desde o ato de sua aderência a seus serviços, e é relativamente fácil reproduzir um site que se pareça em cada detalhe ao site original de seu banco ou de seu cartão.
  5. Seja prudente sempre, mas sobretudo à noite quando sair com seus amigos
  6. Assegure-se ao comprar online de estar sempre em modo segurizado, ou seja, protegido. uma página segurizada começa sempre pela sigla https:// e não http://, o que significa que este site possui um nível mínimo de segurança.

Mas uma boa notícia entretempos, para que não digam que somos pessimistas e nos focalizamos nos problemas, segundo o Observatório de Segurança dos cartões de pagamento,  a fraude por internet representa 0,08% das quantias. Nesta altura do campeonato, o risco de encontrar-se vítima de uma fraude por internet orbita hoje em volta de 1 chance por 3000.

 

Mas que fazer em caso de estafa?

 

Temos um artigo consagrado a isto em nosso site em Espanhol.

 

Com efeito, em seguida a uma nota enviada pelo Ministério da Justiça aos serviços de polícia, estes últimos tendem a não animar demasiadamente o depósito de queixas para reduzir a quantidade de dossiers, e, por outro lado, pois a lei não exige comprovante de queixa para proceder á indenização.

 

Porém Atenção! Deve-se cancelar seu cartão imediatamente junto à empresa emissora de seu cartão de crédito. Nossa recomendação é que isto se faça tanto por telefone quanto por carta registada.

  • Todas as operações fraudulentas posteriores ao cancelamento de seu cartão ser-lhe-ão restituídas
  • As operações fraudulentas efetuadas previamente ao cancelamento de seu cartão poderão ser investigadas. Leve em conta que mesmo se tiver razão, o Código financeiro e monetário deixa a seu encargo uma franquia máxima de 150€. Faça bem suas contas.
  • No que diz respeito à fraudes mais sofisticadas, como a cópia e reprodução indevidas de seu cartão, serão reembolsados o total dos gastos indevidos. Para isto, é necessário que se cancele o cartão no 13 meses que seguem a operação fraudulenta efetuada no mercado europeu, mas 2 meses unicamente para fraudes cometidas fora do mercado europeu.

 

Agradecemos à generosa ajuda de amigos advogados na redação deste artigo.

 

Nosso comparador de cartões pré-pago aqui.

 




Comparadores de cartões pré-pagos em Portugal




Escolha do blog cartão pré-pago para a estação:


O melhor cartão pré-pago de gama superior:

Veritas Mastercard com duas versões


Gratuita:

Paga:

NIB/IBAN internacional,

Cartão virtual

Compras online e por telefone

Depósitos em numerário

Transferências de dinheiro

Receber ordenado

Pagamentos online e por telefone

Sem pré-requisitos

NIB/IBAN internacional,

Cartão Mastercard internacional de gama superior em relevo

Cartão virtual

Compras online e por telefone

Depósitos em numerário

Transferências de dinheiro

Receber ordenado

Pagamentos online e por telefone

Sem pré-requisitos

Contas empresariais

Contas associativas



Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

four + 4 =

Join Our Newsletter

Sign up here to get the lastet news and updats